domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lições para os primeiros anos (2014)

1º Bimestre

Caro (a) Aluno (a):

Assista aos vídeos;

Digite o seu relatório sobre cada um deles (resumo sobre o vídeo) abaixo dessa postagem (em postar comentários);

Identifique-se colocando o seu nome completo, número de chamada, data e fileira;

Evite erros de Língua Portuguesa!

Observação: Não se esqueça que você precisa ser um seguidor desse blog para conseguir postar suas respostas!

Bom trabalho!

Clique sobre o link das lições: 

Situação de Aprendizagem 1








Observação: O prazo de validade dessa lição é até o dia: 14/02/2014! Eu publicarei todas as respostas após essa data. As respostas atrasadas não serão publicadas!



Situação de Aprendizagem 2

 


1ª Lição
Assista ao vídeo “Institucional sobre o INPE” e poste um relatório sobre o mesmo aqui no Blog.
2ª Lição
Visite o Site do INPE e explore o máximo possível de informações que puder. Poste um relatório aqui no Blog sobre os tópicos que você mais achou interessante nessa visita.
3ª Lição

Assista ao vídeo sobre “Funcionamento dos satélites de sensoriamento remoto em modo APT” e poste um relatório sobre o mesmo aqui no Blog.

4ª Lição

http://www.youtube.com/watch?v=wckUpNaO0qY

Assista ao vídeo sobreSensoriamento Remoto INPE” e poste um relatório sobre o mesmo aqui no Blog.
5ª Lição
Copie no seu caderno os tipos de satélites artificiais que existem.

Observação: O prazo de validade dessa lição é até o dia: 21/02/2014! Eu publicarei todas as respostas após essa data. As respostas atrasadas não serão publicadas!

28 comentários:

  1. Nome Paulo willian ferrari de sousa N° 30 data 07/02/2014

    1° lição projeções cartograficas

    As projeções cartograficas representam uma maneira de se ver o mundo pro que o globo é muito grande e ele precisa ser representado em um plano, e o plano sempre representa um momento histórico ou politico e o povo achava que o mundo era plano e que tinha um fim. as projeções cartograficas é uma maneira dese mostrar o mundo, o globo foi transferido para um cilindro e depois esticado.

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  2. Nome Paulo Willian Ferrari de sousa N°30 Data 08/02/14

    1° lição

    Projeções cartograficas
    As projeções cartograficas representam uma maneira de se ver o mundo, por que o globo é muito grande e ele precisa ser representado em um plano e um plano sempre representa um momento histórico ou politico e o povo achava que o mundo era plano e que tinha um fim.As projeções cartograficas é uma maneira de se mostrar o mundo, o globo foi transferido para um cilindro e depois esticado.

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  3. Nome paulo Willian Ferrari de sousa N° 30 data 08/02/14

    2° lição projeções cartograficas

    uma representação de um geoide em um plano ou,uma representação da terra num mapa.

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  4. Nome paulo Willian Ferrari de sousa N°30 DATA 08/02/2014

    3° Lição escalas númericas

    A escala é uma relação que essiste entre uma coisa de tamanho real que vai ser representada em um papel, é possível diminuir o brasil para que caiba em um mapa a escala índica em que tamanho o brasil foi reduzido, e tem dois tipos de escalas a escala númerica e a gráfica, e quanto maior a escala menor os detales.

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  5. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva nº 6 (provisório) série: 1º ano 2 (Vídeos 1 e 2 sobre Projeções Cartográficas)
    Projeções Cartográficas
    Projeções Cartográficas são “meios” que permitem a representação da superfície da Terra em planos, ou seja, transformam a forma “esférica” da terra (sabendo que a Terra é um Geoide, forma parecida a da laranja), em superfícies planas, que se tornam bases para MAPAS.
    Nos dois primeiros vídeos ( os que centram sua palestra sobre as Projeções Cartográficas) podemos ver algumas das Projeções que são muito usadas em mapas e em questões sobre essa geografia, o primeiro é:
    Projeção Cilíndrica
    Na projeção Cilíndrica o globo é transferido para um cilindro e depois planificado, como em todas as outras projeções alguns lugares acabam por sofrer algumas distorções, nesse caso os Polos são os que mais ficam distorcidos.
    Projeção Cônica
    Na projeção Cônica o globo é transformado em um cone e depois é planificado, esse tipo de projeção é usado para representar as latitudes médias.
    Projeção Azimutal
    É a projeção da superfície terrestre planificada a partir de um determinado lugar, por exemplo, a Antártida, desse ponto de vista ela é planificada, deformando os pontos mais distantes, pois ela é o foco.
    As áreas mais distantes sofrem mais deformações, mantendo a Antártida (exemplo) como ponto central do mapa.
    Projeção Peters e Mercator
    Mercator:
    A projeção Mercator ou Cilíndrica Equatorial tem representados os Meridianos e os paralelos em linhas que se cortam em ângulos retos, como se fosse esticada sentido Leste-Oeste. As regiões Polares estão muito exageradas nessa representação.
    Peters:
    Muito utilizada para Planisférios a projeção Peters ou Projeção Cilíndrica Equivalente de Peters também possui base cilíndrica equivalente e determina intervalos em ordem decrescente do Equador aos Polos.Neste caso ele é esticado sentido Norte-Sul.

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  6. Nome paulo willian ferrari de sousa N°30 data 12/02/14

    4° lição escala gráfica

    A escala gráfica é diferênte da escala númerica, pois a escala gráfica é mais facil pois não necessita de transformação de umidade.
    A escala gráfica parece uma régua ela começa com o número 0 e a cada um cemtimetro no papel ela indíca a distância em quilómetros.
    As escalas metem distância aprocimadamemte.

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  7. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva nº 6 (provisório) série: 1º ano 2 ( vídeos 2 e 3 sobre Escalas )

    Escalas (Cartográficas)
    A Escala é a relação que existe entre tamanho real de alguma coisa que vai ser representada e suas dimensões no papel. A escala indica quantas vezes o Brasil (por exemplo) seria reduzido para que coubesse em um mapa, ou seja, ela mostra quanto deveríamos reduzi-lo para que pudéssemos reproduzi-lo em um mapa.
    Tipos de Escala :
    Numérica: Vem representada em forma de fração e estará sempre representada em centímetros por que é mais comum utilizarmos centímetros para desenharmos no papel.
    Esse numero 1: 54 000( exemplo) indica quantas vezes o que esta representado no mapa foi reduzido,o numero 1 indica que um centímetro no papel equivale a 54 milhões de centímetros na realidade, esse tipo de escala é considerado mais difícil pois necessita de transformação de unidade, de centímetro para quilometro,que é a unidade que estamos acostumados a utilizar para grandes distancias.Então quanto maior for o denominador menor será a escala e quanto menor ela for maior será a escala, então quanto mais a região representada for reduzida menos detalhes veremos.

    Gráfica: A escala gráfica é de mais fácil utilização, pois nela não precisamos transformar numero nenhum (sem transformação de unidade). Nos mapas vemos uma espécie de régua, como sempre ela começa no zero e a cada centímetro no papel aparece a distancia em quilômetros, por exemplo, 0____250____500____750 cada centímetro equivale a 250 km na realidade se fossem dois centímetros seriam 500 km. Para saber a distancia real entre dois lugares basta multiplicar a distancia deles pelo primeiro numero que aparece na escala, por exemplo, se a distancia entre dois lugares for de 2,5 cm no papel devemos multiplica-lo pelo primeiro numero do gráfico, no caso 16 km então teriam 40 km de distancia.
    Lembrando então que as escalas Numéricas e Gráficas nos dão as distancias e as dimensões aproximadas, pois todo mapa possui deformações, mas suas representações são aproximadas, pois sempre calculamos em linha reta.

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  8. João Vitor alvares de almeida. fileira 4. numero 20

    vídeo 1 : No primeiro vídeo chamado Eureka, o professor do vídeo citado, começou falando sobre o exame nacional do ensino médio, e pelo que eu entendi ele estava querendo nos alertar, ensinar e alem de tudo nos dar dicas e ensinamentos para fazer uma ótima prova sem erros.
    Logo apos o professor passa a voz para o colega Laércio, professor de geografia, que dará sua explicação no Parque Nilton Freio Maia, parque da ciência em Parana. ao ouvir explicações de Laércio percebemos que alem do assunto ser projeções cartográficas devemos ter uma visão melhor do planeta em uma área plana e pequena.
    Ao mostrar uma bonita maquete, de como os seres humanos imaginassem que fosse a terra, é um jeito bem diferente de como vemos hoje, ou seja era um planeta plano, e que mais para frente dessa planice havia um fim, então navios que não podiam sair de perto de seus continentes se não caiam em um enorme abismo.
    Ao comparar a maquete com o mapa atual percebemos que essa ideia toda só foi feita a base de levar uma coisa mais plana e mais fácil para a sala de aula. Laércio ainda explica diferentes tipos de projeções, como a projeção cilíndrica, a projeção cônica que é em especial a polos, e a azimutal, explica também sobre duas projeções bem cobradas que são a peters e a mercator, alem de tudo Laércio fala que não existe a certa e nem a errada. Depois Laércio faz a seguinte pergunta : Com base nos sistemas de projeção, nos conhecimentos sobre coordenadas geográficas e na linguagem dos mapas pode se concluir: em base as alternativas passadas a resposta certa foi a letra (E). Esse foi o ótimo conteúdo deste vídeo.


    Vídeo 2 : Neste vídeo o professor faz uma argumentação em base a dificuldade de varias pessoas em relação a mapas. Já que mapas são planos e o planeta uma esfera, ao explicar usa uma simples laranja como demonstração. Logo apos mostra como seria difícil se não houvesse projeções cartográficos, projeção cartográfica nada mais é do que uma formula matemática que pega as curvas da terra e transforma em coordenadas planas.


    Vídeo 3 : O professor volta falando sobre, provas, exames e dicas para fazer uma boa prova em grandes universidades concursadas, em especial na parte de linguá portuguesa ele fala sobre redações bem escritas, temas de redação.
    logo apos ao ser chamada professora Eliana vem nos explicar e informar sobre a escala dentro da cartografia, e faz a seguinte pergunta, O que é escala ? escala é a relação que existe de uma coisa em tamanho real a ser transformada em tamanho que caiba em mapas, ela explica que há dois tipo de escala a numérica e a gráficas


    Vídeo 4 : Todos os mapas são uma representação da realidade por esse motivo não são 100% precisos, os mapas são compostos pelos seguintes elementos, escala, projeção cartográficas, símbolos ou convenção e títulos. A escala utilizada nos mapas e a relação entre a distancia ou comprimento no mapa e a distancia real correspondente a área mapeada.
    Os conhecimentos de cartografia não são utilizados somente por cartógrafos e militares mas também por turistas, professores de geografia, engenheiro florestal, agrônomo, arquiteto etc.

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  9. Nome: Nayssa de Souza Alencar Ano: 1°Ano 2 Data: 14/02/2014 Fileira: 2
    1° Vídeo
    Pelo que entendi, a projeção cartográfica representa uma maneira de se ver o mundo. Antigamente pensavam que a terra era plana, e que se fosse muito longe poderia cair em algum abismo.Mais com a evolução descobriram que a terra é um formato de um globo. Para facilitar as visualizações da terra, teve-se a ideia das projeções cartográficas. Projeção cilíndrica: O globo vira um cilindro, e com isso ele é planificado em uma folha de papel. Projeção cônica: Nesta projeção, podemos ver dos polos (sul e norte) até a linha do equador, para que não sofra muitas alterações. Projeção Azimutal: Ela mostra os polos de um modo plano sem alteração. Projeção de mercato e a de peters: projeção de peters ela mostra um plano e estendendo verticalmente, e a de mercato o plano se estende horizontalmente.

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  10. Nome: Nayssa de Souza Alencar Ano: 1°ano 2 Data: 14/02/2014 Fileira: 2
    2° Vídeo
    No vídeo 2 fala algumas coisas que já foram mostrada no vídeo 1, como projeção cilíndrica,cônica,azimutal e a de mercato e peters. Mais observando o vídeo vemos a explicação que a terra não é uma esfera e sim um geoide, por ela ter formas distorcidas. Também podemos ver que nas projeções cartográficas, é usado a matemática para transformar a forma esférica em coordenadas planas, mas ainda deixa distorções no mapa. Decorrente a explicação vemos o mapa virado para baixo, mais ele está certo, esse mapa de “cabeça para baixo” foi feita para pra chamar atenção para o sul, para q essas regiões fiquem expostas.

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  11. Nome: Nayssa de Souza Alencar Ano: 1°ano 2 Data: 14/02/2014 Fileira: 2
    3°Vídeo
    Nesse vídeo podemos compreender que a escala é uma coisa representada em um tamanho reduzido. O exemplo que temos no vídeo é o Brasil em seu tamanho real é impossível de colocar em uma olha de papel, mas é possível ver o Brasil se diminuir as dimensões, que possa colocar em uma folha de papel. Na explicação sobre escala numérica podemos ver o quanto o mapa foi reduzido, e também podemos entende que quando for maior o número da escala menos será os detalhes, quando o número é menor mais é a escala.

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  12. Nome: Nayssa de Souza Alencar Ano: 1°ano 2 Data: 14/02/2014 Fileira: 2
    4° Vídeo
    Pelo que eu entendi do vídeo a escala gráfica é uma régua que é existente nos mapas cartográficos. Na escala gráfica de cada centímetro da régua é que vale a quilômetros (dependentemente de escala gráfica de cada mapa). Para saber a distancia aproximada a realidade é só medir a distancia de um lugar para o outro e multiplicar com o primeiro numero depois do 0 da escala gráfica. Para achar a escala, é preciso ter a medida da régua no papel e dividir com a distancia real, mais quando achar o valor deve acrescenta cinco zero.

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  13. Gabrielle Cristina 1.3 Fileira 1 N. 14. LIÇÃO DE CASA APRENDIZAGEM 1

    VIDEO 1: Eu entendi que as regiões mais pertas, como o polo Sul e o polo Norte sempre vai ter grandes deformações.
    O sistema de projeção Cônica é muito empregado para representar regiões com extensão continental,ou em pequenas áreas situadas .
    A projeção Cônica só representa um hemisfério de cada vez.

    VIDEO 2: A terra é uma esfera,ou seja,um globo.Mais ela não é totalmente um globo é um Geóide, porque ela tem algumas formas irregulares e possui deformações.
    A cartográfia estimula á formula da matemática que a transforma em coordenadas geográficas.
    A projeção cartogáfica nada mais é que pegar as curvas da Terra como a Latitude e Longitude que são duas retas,portanto uma forma assemelhada á uma esfera que transforma isso em coordenadas planas, ai depois a gente tem o mapa.O importante é o artifício geométrico que consegue reduzir as deformações, mas nunca elimina-las.

    VIDEO 3: Escala é a relação que existe entre o tamanho real de uma coisa que vai ser representada em suas dimensões no papel,por exemplo: Você não conseguiria desenhar o Brasil no mapa seria impossível, mas para o Brasil ser representado é possível reduzir o seu tamanho para que caíba no papel,essa diminuição do mapa se chama escala.
    A escala portanto indica quantas vezes o Brasil foi reduzido para que coubesse em um determinado mapa.

    VIDEO 4: A escala gráfica tem uma diferença,pois ela não necessita de transformação de unidade, elas nos dão a distância de dimenções aproximadas da realidade,pois todo mapa possui deformações.Os mapas não são realidades,eles tentam aproximar o máximo possível.
    Algumas coisas que todo mapa tem que ter título,projeção e escala,que pode ser representado em qualquer espaço ou lugar.

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  14. Nome:Jackline Cristina Arcon de Lima N°17 Série:1º2
    Situação de Aprendizagem 1

    1ºVìdeo: De inicio o vídeo mostra como a humanidade pensava que era o planeta, eles pensavam que era um planeta plano que tinha um fim, os oceanos terminavam e logo tinha um abismo. Ao longo da historia veio o globo que é a forma que mais se aproxima da realidade do nosso planeta. Depois o vídeo mostra os tipos de projeção e explica cada uma delas e quais as funções. A projeção cilíndrica nessa projeção o globo é transferido para um cilindro e depois planificado em um papel. Projeção cônica essa projeção é mais indicada para as latitudes medias ou seja aquelas que estão entre o equador e o polo. Projeção azimutal, as latitude e longitudes convergem para o polo para que tenha menos distorção da área representada. Porem essa são só algumas projeções sendo que existem diversas não tem umas mais certo ou errada.

    2ºVídeo:Projeção cartográfica é uma formula matemática que pega as curvas da terra, que esta de uma forma assemelhada a de uma esfera e transforma em coordenadas plana. Mostra como a terra é um geoide, e explica qual a importância da cartografia, que é planificar a forma do planeta em um papel para uma representação mais detalhada do que no globo.

    3ºVídeo:Escala é a relação que existe entre o tamanho real de uma coisa que vai ser representada e as suas dimensões no papel. A escala mostra quantas vezes uma coisa foi reduzida para caber em um determinado lugar . Existem dois tipos de escalas usadas em uma mapa, numéricas ou gráficas. Termina com a explicação das escalas numéricas.

    4°Vídeo:Explicação sobre a escala gráfica. As duas escalas nos dão as distancias e as dimensões aproximadas da realidade, pois todo mapa possui deformações, e os mapas são apenas a representação da realidade. Esse vídeo contem alguns exercícios de universidades, os resultado dessas questões e a explicação de cada um deles.

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  15. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva Nº 06 (provisório) Série: 1º ano 2
    IMPE
    Criado em 1961 o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais é o principal centro de referência e excelência no campo das atividades espaciais e suas aplicações, o INPE contribui para o avanço cientifico, tecnológico do país, monitorando seus recursos energéticos, econômicos e ambientais, ajuda a promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da vida da população.
    A Instalação do IMPE
    A cede do IMPE fica em São José dos Campos (SP) as principais instalações são centro de rastreamento e controle de satélites, centro de tecnologia espacial e o LITES laboratório de integração e testes de satélites, é o maior do gênero do hemisfério sul em cachoeira paulista (SP) Laboratório de combustão e propunção e CPTEC (centro de previsão de tempo e estados climáticos), temos instalações também no nordeste, centro-oeste, sudeste, sul e estação permanente do Brasil na Antártida.
    Há três áreas de atuação do IMPE, Cientifica, Aplicações e engenharia. Na Cientifica temos as ciências espaciais, atmosféricas, fenômenos físicos e químicos que ocorrem na atmosfera, no espaço exterior através de pesquisas e experimentos. Os grupos de pesquisa básica estudam física de plasma, novos materiais, nanotecnologia, computação cientifica, engenharia mecânica espacial, eletrônica aeroespacial. Para isso a IMPE possui uma biblioteca com mais de sessenta mil títulos e um moderno sistema digital de informações tecnocientificas.
    Aplicações
    Estudos e observação da Terra, por exemplo: previsão de tempo e clima, desmatamentos, queimadas e incêndios florestais. Para esses estudos o IMPE possui um supercomputador que ajuda muito nesses tipos de experimentos e pesquisas em tempo real (o Brasil esta entre os Sete países com alta capacidade de processamento de informações e sinais e mensagens recebidas por micro satélites), esse supercomputador consegue ter imagens de incêndios, desmatamentos e outros, em tempo real o que facilita a fiscalização imediata.
    Engenharia
    Na área da engenharia eles desenvolvem sistemas e tecnologias espaciais para satélites e sistemas de solo, eles possuem muita capacitação tecnológica. Alguns dos satélites desenvolvidos são EQUARDS e MIRAX (científicos), SATEC (tecnológico) e o SCD e CBER (responsáveis por coletas ambientais e observação de recursos da Terra).
    O IMPE tem colaboração Internacional com a China, juntos eles lançaram o satélite CBERS - Satélite Sino brasileiro de recursos terrestres ( CBERS 1 foi lançado dia 14 de Outubro de 1999 seguido por CIBERS 2 (21/10/2003) ). Em 15 de Novembro de 2004 o Presidente Hu Jintao fez uma visita ao IMPE, demonstrando a forte parceria entre Brasil e China.

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  16. João Vitor Alvares de Almeida
    fileira 4
    1 ano 2


    Vídeo 1 : O INPE fundado em 1961, é o principal centro de referencia no Brasil no campo de atividades espaciais. O INPE contribuí para avanços espaciais, industriais e tecnológicos alem de ajudar em recursos agrícolas, ambientais e desenvolvimento sustentável e na melhoria de vida da sociedade. Em São José dos campos fica o centro de rastreio e controle de satélites o INPE tem instalações também no sul, sudeste, nordeste e centro oeste do Brasil a associação atua em 3 áreas, cientifica, aplicações e engenharia.


    lição 2 : No site tópicos e alas que me chamaram a atenção foi a de dados de satélites que possuem catálogos de imagens, e outros como a Amazônia e suas organizações contra queimadas, documentários de grande importâncias, previsão do tempo, o legal é que todas as noticias sobre o assunto já esta tudo organizada na pagina principal.



    Vídeo 2 : O vídeo mostra como o satélite capta as imagens através de escaneamentos, o vídeo mostra também sobre o satélite NOAA, informações dizem que este satélite da uma volta na terra em 102 minutos na altitude de 840 km.


    Vídeo 3 : este vídeo inicia falando sobre sensoriamento remoto e sua captação, e energia em relação ao satélite e a terra. Fala também sobre o aspecto solar, sobre estações e recepções na terra, sensores do tipo radar que são encontrados a bordo do satélites.

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  17. Nome: Larissa Grazieli da Silva Ano:1ª2

    Vídeo I: Instituto INPE – A missão do INPE
    O INPE (Instituto Nacional das Pesquisas Espaciais) é o principal centro de referência do Brasil, nas atividades espaciais e suas aplicações. O INPE contribui para o avanço científico, tecnológico e industrial do país, assim, monitorando seus recursos agrícolas, energéticos e ambientais. Promove o desenvolvimento sustentável e, a melhoria da qualidade de vida da população.
    As Instalações do INPE
    O INPE tem instalações regionais no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste, no Sul do Brasil e na estação permanente na Antártica. Algumas das principais instalações ficam na região Sudeste. Em São Paulo, tem o Centro de Controle de Satélite, Centro de Tecnologia Especial, o Laboratório de Interação de Testes (LIT) de satélite, e também se destaca o laboratório de Combustão e Propulsão e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).
    As Três Áreas de Atuação do INPE
    As atividades do INPE tem 3 áreas de atuação:
    -Área Científica: Estudam-se física de plasma, novos materiais, nanotecnologia e computação científica. Utilizam balões estrato físicos e foguetes de sondagem, para estudos da atmosfera e, telescópios em balões para o estudo de Radiação Cósmica;
    -Área de Aplicações: Estão os estudos e as observações como monitoramento de desmatamento de queimadas e incêndios Florestais, e previsões de tempo. As atividades do INPE na área de observação da terra pelo satélite precisam de conhecimento científico, tecnológico nos campos de sensoriamento remoto, levantamento de recursos naturais e monitoramento do meio ambiente, assim podendo controlar o desmatamento;
    -Área de Engenharia: Desenvolve sistemas espaciais para satélites, sistema de solo, produtos completos que exigem grande capacitação tecnológica como os SCD, coleta de dados ambientais e CBERS.
    Cooperação Internacional
    O CBERS é uma sigla em inglês que significa Satélite Brasileiro de Recursos Terrestres. O Brasil é um dos estados da cooperação internacional que o INPE está envolvido. O primeiro satélite foi lançado em 1999, o segundo em 2003 e o terceiro em 2006. Em 2004, o presidente da China visitou o INPE, a fim de conhecer onde seriam os próximos satélites lançados.

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  18. Nome:Larissa Grazieli da Silva ANO:1ª2
    Continuação:
    Lição 2: Site INPE – China e Brasil vão lançar o CBERS 4
    Esta possibilidade apareceu, logo após o fracasso do foguete Chinês Longa Marcha 4B, impedindo que o CBERS 3, chegasse a órbita programada. Porém, o fato de o satélite ter respondido aos comandos, como a abertura do painel, e ter mandado informações para o centro de controle, mesmo fora da órbita, foi favorável para produção do CBERS 4.
    Amazônia I
    É um satélite previsto para 2015. Seu imageador óptico é de visão larga, capaz de observar uma faixa de 720 km com 40m de resolução. Isso ajudará a alertar o desmatamento da Amazônia em tempo real, e também fornecerá imagens das áreas agrícolas brasileiras.
    Vídeo 3: Funcionamento dos Satélites de Sensoriamento Remoto em Modo APT
    As imagens do satélite são feitas do escaneamento, através de um espelho rotativo. O satélite NOAA dá uma volta em 102 minutos, e cruza os polos, o que faz esse satélite ser chamado de satélite de Órbita Polar. Os satélites carregam câmeras ópticas chamada de Radiômetro de Varredura. É composto por um sistema de lentes, sistema de espelho rotativo, associado por um motor e detectores de luzes. O sistema de lentes, ligado ao espelho rotativo, através de uma abertura, tem variações luminosas que são refletidas pela superfície da terra. Assim, cada rotação do espelho, é escaneada uma pequena faixa da superfície terrestre. Como o mundo gira em um minuto, é possível scanear uma região de aproximadamente 500 quilômetros. O movimento do scanner , é parecido com o que uma impressora faz, é assim que o satélite NOAA vem a terra. O radiômetro também tem a função de converter as variações, que foram captadas pelo sistema óptico em sinais elétricos. Dentro do satélite, as variações elétricas são ejetadas de um circuito eletrônico chamado modulador. Ele tem a função de variar a amplitude de uma portadora de 2400hz, que é ejetado no transmissor de VHF. Para transformar as variações de super portadora em imagens, é usado um equipamento chamado demodulador. Sua função é a inversa do modulador. Extraído de dentro da portadora de 2400hz, só as variações elétricas que foram levadas pelo radiômetro, também corresponde às variações de blimicontraste que foram captadas.
    Vídeo 4: Sensoriamento Remoto INPE
    Sensoriamento Remoto é uma técnica, para adquirir informações pela superfície da terra, por meio de captação da energia emitida ou refletida de imagens do satélite, para ser analisadas por mais de diversas áreas. A radiação eletromagnética é definida como sendo a forma que se move através de ondas, a velocidade da luz, e que não precise de um material para captar os objetos. Reflete, absorve e transmite a radiação em proporções que podem variar de acordo com suas características. A adquirir esses dados de sensoriamento remoto, são feitos por meio de equipamentos de sensores remotos. Os sensores remotos em satélites são equipamentos que coletam energia da superfície da terra e, convertem em um sinal elétrico que pode ser registrado e, transmitido pelas estações de recepção na terra. Os sensores de radiação eletromagnética geram imagens com diferentes resoluções. Os sensores radar que também são encontrados em satélites da série A e RADARSAT tem uma forma própria de energia, permitindo que captem imagens durante o dia e a noite, sendo nublado ou chuva. Esses sensores são chamados de Sensores Ativos. As informações dos satélites, são enviadas a terra em forma de sinais eletrônicos. São captadas por antenas programadas para rastrear esse tipo de satélite. As imagens captadas pelos satélites de sensoriamento remoto são utilizadas em várias áreas por profissionais.

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  19. Os videos fala sobre as instalações do INPE,e a 3 áreas de atuação do INPE; Areá científica; Areá de aplicações; Areá da engenharia.
    Areá cientifica: desenvolve os fenômenos que acontece na atmosfera; Areá de aplicações: é aonde estão os estudos e observações da terra; Areá de engenharia, desenvolve sistemas e tecnologia espacias para satélites.
    Os funcionamentos dos satélites de sensoriamento remoto, ele capta imagens da terra através de imagens fotográficas.
    O sensoriamento remoto INP, é a técnica de se adquirir informações sobre a superfície da terra por meio da captação da energia refletida ou imitida pela superfície, a qual é gravada e processada para ser analisadas as mais diversas áreas.

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  20. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva N: 06(provisório) Série: 1º ano 2
    (Lição 2 – Situação de Aprendizagem 2)
    Site do INPE
    Os Tópicos que eu achei mais Interessante no site do INPE foram:
    Engenharia e Dados de Satélites onde eu pude saber mais sobre o que eram os satélites, principalmente o CBERS (achei bem interessante a parte de ele ser feito com a parceria da China), alem de poder ter observado imagens de satélite onde eu vi os fenômenos e em que parte do mundo eles iriam acontecer. Achei super legal o tópico sobre Observações Astronômicas onde pude ver imagens de satélites mostrando Nebulosas e aglomerações de estrelas, alem dos tópicos Geodesastres (desastres que são vistos pelos satélites), Raios (locais mais afetados da América do Sul) e Tempo e Clima (onde podemos ver a qualquer hora a previsão do tempo em nossa cidade).
    Gostei muito do site do INPE agora posso acompanhar virtualmente um dos assuntos que eu mais gosto (Ciências Espaciais, Astronomia e Astrologia).

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  21. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva N: 06(provisório) Série: 1º ano 2
    (Lição 3 – Situação de Aprendizagem 2)
    Funcionamento dos Satélites de Sensoriamento Remoto
    Os Satélites, ao contrario do que muitos pensam, não tiram fotos dos lugares eles na verdade escaneiam faixas da superfície terrestre.
    Escaneamento: a imagem é captada por um espelho rotativo que divide a cena em diversas faixas estreitas que são depois recompostas, cada faixa tem 3 mil km de largura e 4 km de espessura(isso no satélite NOAA,a largura e a espessura varia por satélite).Como o satélite esta em constante movimento em 1 mim de passagem é possível escanear uma região de aproximadamente 500km de comprimento.
    Os satélites então não possuem câmeras, mas sim Radiômetros de Varredura, esses RVs são compostos por uma espécie de lentes, um espelho (que esta em constante rotação) e alguns detectores de foto de Oros, ele capta atravez de uma abertura as variações luminosas que são refletidas pela superfície da terra. A cada rotação do espelho somente uma faixa da superfície terrestre é escaneada. O Radiômetro converte as variações de brilho e contraste captadas pelo espelho em imagens. Se juntarmos todas as faixas escaneadas podemos ver a imagem como uma impressora faz para imprimir um documento ou imagem.
    Dentro do satélite essas variações elétricas são injetadas dentro de um circuito eletrônico conhecido como modulador tem a função de transformar essas variações em sinais sonoros que depois são enviadas por antena ao Demodulador que “pega” somente as variações elétricas do Radiômetro e as transforma em faixas de brilho e contraste novamente, formando a imagem,que você vê na internet e na televisão.

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  22. Nome: Nayssa de Souza Alencar Série: 1°ano 2 Data: 21/02/2014 Fileira: 2
    Lição 1:
    O INPE foi criado em 1961,é o principal centro de atividades espaciais e suas aplicações no Brasil, e ajuda a monitorar os recursos naturais. A sede do INPE fica em São José dos Campos, neste local encontramos varias instalações, mais o que chama a atenção e o laboratório de teste por seu tamanho elevado e as tecnologias. No INPE tem 3 áreas de atuação, a área cientifica, área da aplicação e a Área de Engenharia, o que me chamou a atenção foi a área de Aplicação, Nesta área eles monitoram a terra e observa o que acontece, como por exemplo podem ver os desmatamento florestal em tempo real, e ir fiscalizar em imediato. Também a parceria do Brasil e da China, para desenvolver o satélite CBERS, o lado bom da parceria que podem ter os recursos tecnológicos e econômicos para desenvolver os projetos.

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  23. Nome: Nayssa de Souza Alencar Série: 1°ano 2 Data: 21/02/2014 Fileira: 2
    Lição 2:
    No site da IMPE, podemos ter varias informações sobre imagens, locais onde podemos achar informações sobre os satélites e os locais que podemos ver o espaço. Umas das coisas que me chamou a atenção foi a engenharia de satélites, o CBERS com parceria com a china, temos um pouco mais de apoio, e com essa união temos recurso financeiros e tecnológicos. No site tem o catalago de imagens, nela podemos ter varias informações e fotos de satélites. Observando bem as imagens representam bem a partes do mundo, principalmente do Brasil,fáceis de identificar.

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  24. Nome: Nayssa de Souza Alencar Série: 1°ano 2 Data: 21/02/2014 Fileira: 2
    Lição 3:
    No vídeo da lição 3 podemos compreender que os satélites não emite imagens por câmeras fotográfica digitais, e sim por scanner, e por através dessa tecnologia vemos furacões, frente frias, etc. Neste vídeos é comentado um dos vários satélites, o satélite Noaa. Este satélite passa pelos polos e que também é chamado de satélite de Orbita Polar. Os satélites para carregar uma imagem tem uma tecnologia precisa que se chama Radiômetro de Varredura, o sistema de lentes com espelho rotativo, proporciona a imagem a cada rotação na orbita da terra, Cada linha scanneada , o ajuntando todas as linha podemos ter a imagem da superfície da Terra. Com os sinais de contraste, podemos ouvir sons, quando o espelho rotativo está parado ouvimos um tipo de apito, mais quando esta o contraste é maior podemos ouvir ondas.

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  25. Nome: Nayssa de Souza Alencar Série: 1°ano 2 Data: 21/02/2014 Fileira: 2
    Lição 4:
    Segundo o vídeo sensoriamento remoto é um modo de obter informações da superfície terrestre. Com esse sistema podemos ver ondas de objetos que transmite a radiação eletro magnéticos. Nesse sistema de sensoriamento remoto, temos os sensores remotos que capta os alvos na superfície terrestre. Os sensores remotos abordo de satélite capita as ondas de energias obtidas no solo terrestre e manda como um sinal elétrico para ser registrado em varias estações no mundo. Os sensores existentes nos satélites capta a imagem de vários modos, tanto durante o dia, quanto a noite, nublado ou com chuva, esses tipos de sensores são chamados de sensores ativos. A transmissão de dados, e enviada para antenas nas estações terrestres.

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  26. Nome: Bianca Isadora Gomes da Silva N: 06(provisório) Série: 1º ano 2
    (Lição 4 – Situação de Aprendizagem 2)
    Sensoriamento Remoto
    É a técnica de se adquirir informações sobre a superfície da Terra por meio de captação de energia refletida ou emitida pela mesma, que é gravada e processada para ser depois serem analisadas em diversas áreas.
    Os Sensores Remotos eletrônicos a bordo de satélites são equipamentos que coletam a energia proveniente dos objetos na superfície da Terra e a convertem em um sinal elétrico possível de ser registrado e transmitido para estações de recepção na Terra. Os Sensores Imagiadores que estão a bordo dos satélites são os que captam a radiação eletromagnética proveniente da superfície terrestre e fazem imagens com diferentes resoluções espaciais, temporais, espectrais e radiometrais.
    Os sensores do tipo radar são encontrados em satélites da série RADARSAT e ERS que produzem uma fonte própria de energia na região das micro-ondas, permitindo que eles captem imagens de dia e a noite e em qualquer tempo (seja nublado ou chuvoso), esses são chamados de Sensores Ativos.
    A resolução refere-se à habilidade que um sistema sensor possui para distinguir objetos na superfície terrestre, as informações adquiridas pelos satélites são depois retransmitidas para a Terra na forma de sinais eletrônicos, que serão captados por antenas parabólicas programadas para rastrear esse tipo de Satélite, as imagens obtidas Poe eles são usadas por profissionais de varias áreas.

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  27. Nome:Jackline Cristina Arcon de Lima Série:1º2
    Situação de Aprendizagem 2

    Lição 1:O INPE contribui muito com o país. O INPE tem instalações regionais por varias partes do Brasil. As 3 áreas de atuação do INPE, área cientifica, área de aplicações e área de engenharia. Área cientifica o INPE desenvolve investigação do campo da química e da física de fenômenos que ocorrem na atmosfera e no espaço. Área de aplicações, estão os estudos e observações da terra, como o monitoramento em tempo real de desmatamento, devido a essas previsões dos “super” computadores do INPE o Brasil esta entre os 7 países do mundo que possuem alta capacidade de processamento. Área de engenharia, desenvolve sistemas e tecnologia espaciais para satélites e sistema de solo, nessa área são desenvolvidos satélites científicos, tecnológicos e de aplicações
    .
    Lição 2:Na minha opinião todos os tópicos do site do INPE são interessantes, pois nos dão uma noção melhor de como funciona o instituto e quais os estudos, os organizadores. O ensino pelo site do INPE com vídeos e biblioteca on-line.

    Lição 3:Como muita gente pensa os satélites não tem consigo uma câmera que tira foto do planeta, é através do escaneamento que podemos ver as imagem do nosso planeta. E esse escaneamento chama-se Radiômetro de Varredura.

    Lição 4:Sensoriamento remoto é a técnica de se adquirir informações sobre a superfície da terra por meio da capitação de energia refletida ou emitida pela superfície a qual é gravada e processada para ser analisada nas mais diversas áreas. Sensores ativos captam as imagens do planeta a qualquer hora tanto de dia como de noite possibilitando também saber do clima

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  28. Publicação das situações de aprendizagem 1 e 2 expiradas! Aguardem as próximas lições!

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