domingo, 2 de fevereiro de 2014

Lições para os sétimos anos (2014)

1º Bimestre

Caro (a) Aluno (a):

Assista aos vídeos;

Digite o seu relatório sobre cada um deles (resumo sobre o vídeo) abaixo dessa postagem (em postar comentários);

Identifique-se colocando o seu nome completo, número de chamada, data e fileira;

Evite erros de Língua Portuguesa!

Observação: Não se esqueça que você precisa ser um seguidor desse blog para conseguir postar suas respostas!

Bom trabalho!

Clique sobre o link das lições: 

 Situação de Aprendizagem 1


Observação: A lição 1 possui conceitos escritos. Não é um vídeo! Anote esses conceitos no seu caderno de Geografia!

3ª Lição




Observação: O prazo de validade dessa lição é até o dia: 14/02/2014! Eu publicarei todas as respostas após essa data. As respostas atrasadas não serão publicadas!



Situação de Aprendizagem 2

 


1ª Lição

http://cdif.blogspot.com.br/2012/11/cidades-gemeas-municipios-codigo-ibge.html

Leia a postagem do Blog “CDIF” e faça um resumo do texto em seu caderno. Sugestão: Visite esse blog, explore-o bastante memorize algum assunto que achar interessante para comentar em aula com o professor e seus colegas.

2ª Lição

http://www.youtube.com/watch?v=ALPBQiWL5kI

http://www.youtube.com/watch?v=0kFKwNbvv8o

 http://www.youtube.com/watch?v=Utr-F9vi6Cc

 Assista aos três vídeos sobre “GUAJARÁ-MIRIM Rondônia/Brasil” e poste um relatório sobre os mesmos aqui no Blog.

3ª Lição

http://www.youtube.com/watch?v=ZlT9PfgRQtw

http://www.youtube.com/watch?v=7g53lcBP8wE

http://www.youtube.com/watch?v=GIdSgH6Ys-g

Assista aos três vídeos sobre “Tabatinga-Letícia” e poste um relatório sobre os mesmos aqui no Blog.

Observação: O prazo de validade dessa lição é até o dia: 21/02/2014! Eu publicarei todas as respostas após essa data. As respostas atrasadas não serão publicadas!

46 comentários:

  1. Nome: Bruna Fernanda da Silva
    N° 5
    Série: 7°4
    Fileira: 1
    Data: 2/02/2013

    Primeiro vídeo:

    “Recuperação ambiental e Sustentabilidade na região da lagoa de Araruama”.

    A lagoa de Araruama e as cidades ao seu redor são localizadas na região dos lagos de Rio de Janeiro, vivem um momento impa no na história econômica, turística e ambiental da região.
    A revitalização do canal passou por um intenso trabalho de travagem ajudando na melhoria de diversas coisas.
    Em alguns trechos o estado está executando obras de reboca mento para garantir o vão de cinquenta metros do projeto do canal. A eliminação de um espigão e o reaproveitamento do material dragado para ampliar a faixa de areia das praias de Iguaba e Iguabinha, marcará a paisagem da lagoa e contribuirá para o aumento de turismo.
    A região já conta com a excelente infra-estrutura!
    Outra possibilidade de conexão seria a construção de uma ponte que ligaria a praia ceca com o centro de Araruama.
    O estado está criando o parque estadual da costa do sol, que vai garantir na beleza natural e possibilitar visitações de turistas ao longo de suas dunas e restingas. O governo do estado de Rio de Janeiro esta beneficiando a população com esse processo de melhoria!

    ResponderExcluir
  2. Nome: Eric Valério da Silva. Nº 8 Data 02/02/13 Fileira: 2

    2ª Lição

    Relatório sobre o vídeo.

    Assunto: Recuperação Ambiental e Sustentabilidade

    Sobre: Lagoa de Araruama

    O documentarista afirma que na região de Araruama, localizada no estado do Rio de Janeiro é considerada como uma cidade histórica, turística e ambiental e suas cidades próximas também. Por causa do Canal do Itajuru foi começado um projeto conduzido pela secretaria estadual do meio ambiente, o primeiro e grande passo para uma conclusão e uma grande construção de um enorme corredor nessa mesma lagoa no total são dezesseis quilômetros de intervenções no meio do lago. A revitalização do canal foi rigorosamente dragada para melhorar as vias de embarcações, renovação hídrica e qualidade da água e para melhorar a biodiversidade. Uma intervenção ira mudar totalmente a paisagem de Araruama é o aumento da praia e de suas hortas. Uma nova fase se inicia ela melhora todas as fabricas ao redor e ela também promete transporte e trabalho de navegação. Essas obras se resultam em um parque estadual da costa do sol. Eles falaram que está beneficiando 400 mil habitantes dando 50 mil vagas de empregos verdes. Isso tudo foi para reforçar a cidade.

    ResponderExcluir
  3. Nome: Eric Valério da Silva. Nº 8 Data 02/02/13 Fileira: 2

    3ª Lição

    Relatório do vídeo

    Assunto: História da lagoa de Araruama

    Sobre: Lagoa de Araruama

    A lagoa de Araruama se originou das ondas do oceano.
    Lá na época que éramos índios. Araruama produzia riquezas por muitos anos até eles se encontraram no período de colonização dos portugueses. Dela foi enviado primeiro carregamento do pau-brasil. Quando Portugal veio relatar que pais deles não tinham sal sobrando eles correram para cá, pois Araruama se tornou uma das maiores riquezas do Brasil por produzir sal e isso trouce bastantes habitantes para essa região. A lagoa oferecia uma rica biodiversidade nos tempos atuais, mais isso foi por pouco tempo, porque a poluição da cidade foi para no lago, isso fez com que o mesmo ficasse desabitado por nos banhistas. Todo esse problema foi resolvido em uma reunião que envolvia a comunidade. Eles decidiram examinar o lago para ver como veio a chegar nesse estado e tão rápido. A primeira atividade relatada que não poderia continuar acontecendo era a direção que o esgoto fazia no lago. Eles acharam uma empresa, que poderia transformar a água de esgoto em água limpa a mesma que eles tinham por vario anos, mais isso só aconteceu por causa de uma grande negociação e isso foi construiu uma maquina que tratava a água em um lugar distante da população. Essa maqui tratava e a devolvia para onde elas pertenciam e obviamente é a lagoa. A segunda atividade relatada como algo natural era o assoreamento ele causava a lerdes da renovação de água do lago para o oceano. Esse assunto também foi engrandecendo teve também varias associações com a prefeitura e empresas e perceberam que deveriam limpar o Canal do Itajuru e isso foi andando até acabar toda a cumulação de área embaixo do lago. Todas essas etapas fazem parte de um grande processo. Esse processo só acabara se a nossa colaboração for útil eles precisam da nossa ajuda.

    ResponderExcluir
  4. Nome: Eric Valério da Silva. Nº 8 Data 02/02/13 Fileira: 2

    3ª Lição

    Relatório do vídeo

    Assunto: História da lagoa de Araruama

    Sobre: Lagoa de Araruama

    A lagoa de Araruama se originou das ondas do oceano.
    Lá na época que éramos índios. Araruama produzia o sal, alimentos e casas para morarem por muitos anos, até eles se encontraram no período de colonização pelos portugueses. Dela foi enviado os primeiros carregamentos do pau-brasil. Quando Portugal veio relatar que o pais deles não tinham sal sobrando eles correram para cá, pois Araruama é a maior produtora de sal do Brasil e isso trouce bastantes habitantes para essa região. A lagoa oferecia uma rica biodiversidade nos tempos atuais, mais isso foi por pouco tempo, porque a poluição da cidade foi parar no lago, isso fez com que o mesmo ficasse desabitado por nos banhistas. Todos esses problemas foram resolvidos em uma reunião que envolvia a comunidade, especialistas e o prefeito. Eles decidiram examinar o lago para ver como veio a chegar a esse ponto e como foi tão rápido. A primeira atividade relatada que não poderia continuar acontecendo era a direção que o esgoto fazia no lago. Eles acharam uma empresa, que poderia transformar a água de esgoto em água limpa a mesma que eles tinham por vario anos atrás, mais isso só aconteceu por causa de uma grande negociação e disso foi tendo uma construção de uma maquina que tratava a água. Essa maquina tratava e a devolvia para onde elas pertenciam e obviamente é a lagoa. A segunda atividade relatada como algo natural era o assoreamento ele causava a lerdes da renovação de água do lago para o oceano. Esse assunto também foi engrandecendo e teve também varias associações com a prefeitura e empresas e perceberam que deveriam limpar o Canal do Itajuru que é a entrada da renovação da água e isso foi andando até acabar toda a cumulação de área embaixo do lago. Todas essas etapas fazem parte de um grande processo. Esse processo só acabará se a nossa colaboração for útil a eles porque eles precisam da nossa ajuda.

    ResponderExcluir
  5. Nome: Bruna Fernanda da Silva
    N°: 5
    Data: 03/02/2014
    Fileira: 1

    3ª lição:

    A lagoa de Araruama alimentou e trouxe muitas riquezas para algumas gerações, e no período de colonização ela teve grande importância econômica. Foram de lá que saíram os primeiros carregamentos de Pau-Brasil.
    No período em que o sal estava em falta em Portugal, foram as salinas da região que socorreram os portugueses, pois o sal, naquele tempo era a única forma de conservar os alimentos.
    Após anos, foram nascendo vilas, cidades e o numero de habitantes.
    Com o crescimento das cidades, veio a poluição, o esgoto e o lixo. Hoje a qualidade da água é cada vez pior. A pesca é cada vez mais difícil e as pessoas deixaram de frequentar as praias.
    Para afastar os perigos que cercam a lagoa, é preciso a força de toda comunidade. Por isso foi criado o consórcio intermunicipal lago São João, que com a ajuda de parceiros, tem conseguido grandes vitórias na luta pela preservação desse patrimônio natural.
    Alem de eliminar o esgoto, é preciso aumentar a renovação das águas da lagoa. Sem a renovação, a poluição aumenta e o oxigênio diminui, dificultando a sobrevivência de peixes e crustáceos.
    Todas essas ações para salvar a lagoa de Araruama representam um primeiro passo muito importante, mas depende também da cooperação de toda comunidade!

    ResponderExcluir
  6. Nome : Michel de Matos
    Número : 24
    Série : 7°2
    Data : 08/02/2014

    Lição 1 :
    O rio é uma corrente de água , que flui ao um lago , rio , oceano e a formação de outros rios , que se chamam afluentes .
    O maior rio do mundo é o Rio Amazonas com volume minimo de 100.000 metros cúbicos por segundo , volume máximo de 300.000 metros cúbicos por segundo , extensão de 6437 km e com mais de mil afluentes .
    O lago é uma cavidade no solo preenchida por água através da chuva , de nascentes e rios . As águas de um lago são tranquilas , só quando os lagos são grandes que ficam mais agitados .
    As lagunas são lagos com água salgada ou água doce e salgada que são salobra . As lagunas estão sempre perto da praia , possibilitando a mistura de água doce dos rios com a água salgada dos oceanos e mares .
    As lagoas são iguais aos lagos , mas as lagoas possui extensão e profundidade menor que os lagos . No brasil , lagos próximos ao litoral e com passagem de água salgada do oceano é costumados serem chamados de lagoas .

    Lição 2 :

    A lagoa de Araruama e as cidades que ficam em seu contorno vivem um momento econômico turística e ambiental da região . O canal de Cajuru , que liga a laguna , é um ponto de partida de um projeto de revitalização , que é dar vida de novo , conduzido pelo Instituto Médico Legal e a Secretaria Estadual do Ambiente . A grande fase é construir um corredor com o acesso a lagoa com 16 km de extensão. A revitalização do canal de Cajuru passou por um trabalho de dragagem visando as melhorias de condições de navegação de renovação hídrica essencial para a qualidade de água e na ajuda de preservação de sua biodiversidade . Pontes que impedem a construção do corredor , serão construídas um vão de 50 metros entre o corredor e a ponte . A eliminação de um espigão e o reaproveitamento do material drenado da lagoa para aumentar as faixar de areia na praia para possibilitar maior quantidade de turistas na praia de iguaba e iguabinha . Já esta sendo iniciada uma nova fase da revitalização do canal da fabrica . A dragagem , melhorias e implantação de uma via marginal ira valorizar as áreas abandonadas para o desenvolvimento de uma região podendo gerar milhares de empregos . Outra conexão é a do centro de Araruama com a praia seca para rapidez de transporte e turismo , incentivando o turismo recreativo , pois tem uma alta quantidade de vento possibilitando a pratica de windsurf , kite surf , navegação a vela no futuro e estão criando parque estadual da costa do sol com guias de turismo .

    Lição 3 :

    A lagoa de Araruama alimentou varias gerações de antigos povos , que caçavam , pescavam e colhiam sal que se fazia como tempero . Durante o período de colonização , a lagoa de Araruama tem uma grande importância para arvores Pau Brasil , que começou o carregamento da arvore . Antigamente , em Portugal , os alimentos eram conservados através do sal , tanto que Portugal estava com falta de sal , mas os Portugueses recolheram o sal das salinas do Brasil . Depois de muitos anos , foram construídas simples casas dos escravos , que deixaram aquela paisagem bela . Ficou tão bela que começou a existir pequenas civilizações perto da Lagoa de Araruama , que não paravam de crescer . Araruama é considerada a maior laguna salina permanente do mundo . A Lagoa de Araruama é um grande ponto de turismo com sua beleza natural e sua biodiversidade . A lagoa agrupa inúmeras espécies . Com o aumento de civilizações ao redor da Lagoa de Araruama teve o problema de poluição na lagoa , diminuindo a qualidade da água , deixando ela escurecida . Por causa da poluição , esta sendo abaixada a quantidade de peixes e aves na lagoa , tornando difícil a pesca . Onus e empresas fizeram um acordo com redes de água que jogam toneladas de esgoto na lagoa , fazendo redes de esgoto , estações elevatórias e de tratamento , impedindo que jogue esgoto na lagoa . Hoje , tratam 75 % do esgoto , deixando a água limpa e potável , que volta para a lagoa . Além de tratar os esgotos , na Lagoa forma assoreamentos que impede a navegação de transportes aquáticos e passagem de correntes .

    ResponderExcluir
  7. LIÇÃO 1

    Podemos pensar que rio, lago, laguna e lagoa são a mesma coisa, mas é aí que nos enganamos.
    O rio é formado de água doce e corrente, o qual tem uma origem e destino. Essas águas geralmente fluem até um lago, oceano ou até mesmo para um outro rio.
    Já os lagos são compostos por águas tranquilas, que na maioria das vezes são originados por águas vindas da chuva, de um rio ou de uma nascente.
    A laguna é a mistura das águas doces dos rios e salgadas do mares. Ela está sempre localizada nas costas.
    As lagoas são como os lagos, porém menor em extensão e mais rasas.

    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 7° Ano 2

    ResponderExcluir

  8. Lição 2 - Lagoa de Araruama

    A Logoa Araruama é localizada nos lagos do Rio de Janeiro, e está sendo revitalizada e estruturada através de um grande corredor. Esta obra tem extensão desde o canal Itajuru até o Boqueirão. Foi realizado um intenso trabalho de tragagem no local, com o objetivo de melhorar a navegação e renovação hídrica, fundamental para a qualidade da água e sua biodiversidade.
    Estes materiais que foram tragados servirão para a ampliação das faixas de areias na praias locais, as quais aumentaram a orla e o turismo local.
    Essa revitalização trará inúmeros benefícios para as travessias, canais, transporte marítimo e aeroporto próximo.
    O governo dessa forma aumentará a riqueza do local no sentido do turismo, hotéis, resorts e principalmente com a geração de empregos.
    Julia Audrey Posatti - N° 13
    F. 2 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  9. Lição 3

    Devido a movimentação das mares durante muitos anos formou - se uma laguna, a "Lagoa de Araruama" com muita riqueza.
    Essas riquezas por muitos anos produziu alimentos para muitas gerações através da pesca, caça e coleta de sal, indispensável para o preparo de carnes e alimentos.
    Durante o período de colonização foram retiradas muitas cargas de pau - brasil da região da lagoa e quando houve falta de sal em Portugal eram as salinas da lagoa de Araruama, da água que forneceu sal para os povos portugueses, o qual era a única forma de conservação dos alimentos. Daí então aumentou o número de pessoas, casas e modificação no ambiente, por causa das riquezas do local.
    Essa lagoa possui também dois manguezais com inúmeras espécies, mas com tanta riqueza e diversidade, trouxe também a poluição, o esgoto, a ocupação irregular e o lixo, deixa a qualidade da água cada vez pior. O auto índice de poluição faz liberar nitrogênio e potássio que aumentaram a produção das algas prejudicando o oxigênio da água, que por sua vez afeta os peixes também.
    A pesca torna - se mais dificil e as praias improprias para o banho, em uma região onde pegavam camarões com as mãos.
    De acordo com os especialistas, com a poluiçao também ocorre desvalorização dos imoveis que estão na região da lagoa Araruama, afetando assim a economia local.
    Para melhorar a situação local em 1999 foi criado um Consorcio Intermunicipal, visando buscar soluções para os confeitos e degradação da natureza, com essa iniciativa, trouxeram profissionais qualificados para analisar as condições reais do local.
    O primeiro e grande problema era o esgoto que era despejado na Lagoa, então devido a intensas negociações começaram o tratamento da água com empresas especializadas, após esse processo, as águas começaram a ser desenvolvidos livres da poluição.
    Após a criação deste consorcio, notou que houve uma melhoria com um cuidado especial da união de todos.

    Julia Audrey Possatti -N° 13
    F. 2 - 7° ano 2

    ResponderExcluir
  10. Nome: Rebeca Isabeli Rodrigues da Silva Numero: 28 data: 9/02/2014 Fileira:04

    1 º vídeo : Lagoa de Araruama

    Localizada na região dos lagos do estado do Rio de Janeiro, a lagoa de Araruama e as cidades em seu redor vivem um momento da historia econômica o canal de Itajuru que liga este congresso é um ponto de partida conduzida pela secretaria estadual do ambiente.
    2 º vídeo
    No começo era um mar ao longo dos anos formou uma lagoa chamada lagoa de
    Araruama, alagoa de Araruama alimentou e produziu riquezas para varias gerações muitos povos caçavam e colhiam o sal indispensável para o corpo humano e ao longo dos anos vilas e cidades foram crescendo ao longo dos anos e com o crescimento da cidade e com a poluição começaram a levar problemas para a lagoa o esgoto liberava litrogenio e potássio que alimentam as algas que deixam a água escura e de acordo com o tempo a pesca ficou difícil e as pessoas pararam de freqüentar a praia para afastar os problemas e preciso de todos as comunidades.

    ResponderExcluir
  11. Nome : Michel de Matos
    N° : 24
    Série : 7°2
    Data : 09/02/14

    Continuação :

    Este problema impede a passagem do canal de Itajuru , unica ligação da lagoa com o oceano . Com o aumento de poluição na lagoa abaixa o oxigênio , impedindo que peixes e crustáceos sobrevivam

    ResponderExcluir
  12. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 2ª lição do blog
    1º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    O vídeo trata da cidade Guajará-mirim Rondônia - BR. O documentário afirma que Guajará-mirim é um dos municípios mais antigos e importantes do estado de Rondônia, que serviu de cenário para a lendária ferrovia madeira Mamoré e lá também é uma cidade que têm uma zona franca, a área de rico comercio de Guajará-mirim. No século XIX a cidade era só uma indicação para delimitar o território brasileiro em relação ao Guajará-mirim que fica na Bolívia antes em Rondônia a cidade de Guajará-mirim se chamava Esperidião-marques depois que a cidade mudou de nome. Guajará-mirim tem sua história com o capital Porto Velho. As duas cidades estão ligadas pela madeira Mamoré que também foi à primeira obra de Amazonas. Que teve seu ponto de partida no Porto Velho quando ainda era a província do Amazonas e teve seu ponto final em Guajará-mirim quando ainda era chamado de Esperidião-marques e que pertencia ao Mato Grosso. Essa história que ligou os dois municípios esta desativada mais ainda a esperanças do processo de revitalização de alguns trechos da ferrovia que custou muito caro não só em dinheiro mais em vidas que foram perdidas pára concluir a construção da mesma. Em 1943 Guajará-mirim e porto velho eram os dois únicos municípios do território federal do Guaporé. Guajará-mirim só foi eleito a isso em 1944. O Porto Velho ficou com todo o nordeste e o Guajará-mirim ficou com toda a parte sudeste. Esses municípios foram desmembrando até formarem 52 municípios no Estado de Rondônia. A área de Guajará-mirim é de 24.856 km². A população de Guajará-mirim tem mais ou menos 39.451 habitantes. A densidade de Guajará-mirim é de 1,58 hab/km². A economia de Guajará-mirim são os serviços. A distância de Guajará-mirim até a capital é de 320 km. A altitude de Guajará-mirim é de 128 m em relação às níveis do mar.

    ResponderExcluir
  13. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 2ª lição do blog
    3º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    O vídeo trata de uma visita a Bolívia. O documentarista afirma que o rio Mamoré esta cheios de ondas porque eles estão em uma friagem imensa. Ele mostra o centro comercial da Bolívia. Ele afirma que a cidade esta em construção. Depois ele falou que na Bolívia o investimento é pouco mais eles investem lá em Guajará-mirim não a investimento. Ele também falou que na Bolívia também tem algumas coisas ruins, mas eles têm uma administração boa. Ele também afirma que o centro comercial da Bolívia não é extenso. Lá na Bolívia a vários atrativos turísticos relacionados ao transporte e etc. Depois disso ele fala que o nosso país quer nacionalizar os carros roubados que vem para Bolívia. Ele falou também do consulado do Brasil. O consulado do Brasil é perto das embarcações.

    ResponderExcluir
  14. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 3ª lição do blog
    1º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    O vídeo trata da cidade de Tabatinga-AM que faz fronteira com Peru, Brasil e Colômbia. A cidade de Tabatinga-AM se localiza no Estado de Amazonas um pouco longe da capital afirmou o documentarista. Ela faz fronteira com Peru e Colômbia e seu limite, ficam no rio Solimões. A cidade possui uma área de 179 mil quilômetros quadrados e também têm uma população de 52 mil 120 pessoas. A história da cidade tem tudo a ver com a coroa portuguesa. O forte São Francisco xabier de tabatinga foi fundada em 1776 surgiu pela as suas defesas militares. Mas ela só conquistou a autonomia em 1981 em 1983 ela passou a se um município. Um dos principais pontos mais visitados pelos turistas é a praça da matriz que se localiza no centro da cidade e lá também se localizasse a principal catedral, a igreja da matriz. Outro lugar bem conhecido da região e o por do sol do bairro da comarca um lugar que recebe visitantes do mundo inteiro principalmente a Colômbia e do Brasil.

    ResponderExcluir
  15. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 3ª lição do blog
    2º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    O vídeo também e trata da cidade Tabatinga-AM. O documentarista afirmou que a um lugar que se nos viajarmos para lá não poderíamos deixar de explorá-lo. O Local é chamado de parque zoobotânico do exercito brasileiro. Lá o veterinário e guarda atendeu o documentarista. O guarda afirmou que eles estavam recebendo novas espécies de animais. Guarda afirmou também que o zoobotânico do exercito brasileiro também e um zoológico e que seus animais são dóceis e a vários animais extintos ali também. O guarda comentou que á um valor simbólico que precisa ser pago para entrar no zoológico. Ele também disse que os animais dóceis são fáceis de ser exportados em outros países. Depois disso o Guarda foi explicando as características dos animais e falaram um pouco quais eram os animais que estão em extinção.

    ResponderExcluir
  16. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 3ª lição do blog
    3º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    O vídeo trata da Colômbia que faz fronteira com o Brasil. A cidade de Letícia na Colômbia e Tabatinga no Brasil. Dessa vez o documentarista está em Letícia na Colômbia ela é a cidade vizinha de Tabatinga no Brasil. Na região de fronteira das duas cidades a um grande numero de turistas que visitam o país a mais ou menos anualmente de 10 mil turistas. Ai falando em porcentagem o documentarista envolveu os turistas que vão para Colômbia 15% são brasileiros, 40% são visitantes da Colômbia e 45% são estão divididos em Peru, Estados Unidos e a Europa. Quem vai para a Colômbia saem de aeroportos e vias fluviais em geral para chegar nessas cidades. Essas ações também são chamadas de turismo de fronteira. O documentarista procurou um guia turístico. O guia, por sua vez afirmou, que a vários locais bons para ser visitados. Ele falou que também conhece as nossas culturas e elas estão ligadas umas as outras. Ele também falou que eles têm varias etnias relacionadas um pouco a nossa cultura e a varias outras culturas. Ouve alguns lugares citados pelo guia. Ele mencionou a Ilha dos Macacos que a variedades de espécie de macacos e o Porto Marinho fica bem perto da Amazonas e que lá os indígenas são lembrados.

    ResponderExcluir
  17. tabatinga-am,região do alto solimões amazonas,cidade que faz tripesse fronteira de peru e colombia.
    as cidades de tapetinga e leticia (colombia),são interdependentes,no tocante ao abastecimento das populações.
    tabatinga está localizada no meio da selva amazonica a margem esquerda do rio solomões.

    ResponderExcluir
  18. marcelo de britto cruz n 19 fileira 3 situação de aprendizagem 1 lição 1
    aprendi sobre a diferenças sobre as águas doces e salgadas

    ResponderExcluir
  19. marcelo de britto cruz n 19 fileira 3 situação de aprendizagem 1 lição 2
    vi a lagoa e os projetos em cima dela

    ResponderExcluir
  20. Marcelo de Britto Cruz n 19 fileira 3 situação de aprendizagem 1 lição 3
    vi como a lagoa se formou e as utilidades das águas para os índios e para Portugal

    ResponderExcluir
  21. Marcelo de Britto Cruz n 19 fileira 3 situação de aprendizagem 2 lição 1
    vi que as cidades gêmeas são as cidades que fazem fronteiras com os países vizinhos

    ResponderExcluir
  22. Nome: Nuayla Fernanda dos Santos Modesto nº27 data:14/02/2014 fileira: 4
    1º bimestre:
    Rio, lago, laguna e lagoa:
    Rio: Uma corrente natural de água doce, que flui em direção a outro rio ou um lago e ate mesmo um oceano. Podem dar origem a outros rios chamados afluentes. Como o Rio Amazonas.
    Lago: Uma cavidade do solo. As águas que vão parar no lago podem vir de uma nascente, da chuva e até mesmo de um rio. Os lagos grandes podem ser agitados mais agitados, mais em geral as águas são tranquilas. Como o lago Baikal.
    Laguna: É um lago que contem água salgada ou salobra (água do mar misturado com as dos rios). É localizada sempre perto das costas, onde é possível misturar a água do mar com água doce. Como a Laguna Araruama.
    Lagoa: É como o lago, tem água presa em uma cavidade no solo, mais ele é menor em profundidade e extensão. No Brasil, lagos próximos ao litoral e com passagem de água do oceano costumam ser chamados de lagoas. Como a Lagoa Rodrigo de Freitas.

    ResponderExcluir
  23. Lagoa de Araruama: vídeo 1
    A Lagoa de Araruama e suas cidades em volta, vivem um momento na historia econômica,turística e ambiental da região. Canal do Itajuru é o ponto de partida de um grande projeto de revitalização conduzido pelo INEA e pela secretaria estadual do ambiente. A primeira grande etapa já em faze de conclusão consistiu na reestruturação de um grande corredor acesso a lagoa desde a foz do canal de Itajuru até o Boqueirão localizando 16 quilômetros de intervenções no meio laguna. A revitalização do canal, passou por um intenso trabalho de dragagem visando a melhoria das condições de navegação e de renovação hídrica. Em trechos como das pontes novas de Cabofrio e Feliciano Sondre o estado já esta executando obras de derrocamento, para garantir o vão de 50 metros do projeto do canal. Outra intervenção marcara de forma definitiva a paisagem da lagoa de Araruama. A eliminação de um espigão e o reaproveitamento do material dragado para ampliar as faixas de areia das praias de Iguaba e Iguabinha o que contribuirá para aumentar o turismo recriativo na obra. Uma nova faze se inicia com a revitalização do canal da fábrica, que vai melhorar muita coisa no desenvolvimento da região, o seu aeroporto e o segundo maior do estado do Rio de Janeiro. Outra possibilidade de conexão seria a construção de uma ponte que ligaria a praia seca com o centro de Araruama. Essas obras incentivarão também o turismo recriativo. Coroando e fortalecendo esse conjunto de intervenções, o estado esta criando um parque estadual da costa do sol, já contemplado no plano de proteção da região, que vai garantir a preservação da beleza natural, o governo do estado do Rio de Janeiro ao abraçar esta causa esta beneficiando uma população total de 400 mil habitantes.

    ResponderExcluir
  24. Lagoa de Araruama: vídeo 2
    No começo era o mar, ao longo de vários anos o movimento das marés criou uma moldura, e deste pedaço de oceano, criou ama laguna, que tem animais e plantas. A lagoa de Araruama alimentou e produziu riquezas para muitas gerações ao longo dos tempos, nestas margens muitos povos indígenas da região caçavam, pescavam e colhiam sal, indispensável para o corpo humano. Durante o período de colonização, a lagoa teve grande importância, dali saíram os primeiros carregamento de Pau-Brasil, mas tarde no período que o sal estava em falta em Portugal, foram as salinas desta região que socorreram os portugueses. Naquele tempo o sal era a única forma de conservar os alimentos, e se tornou uma das maiores riquezas para o Brasil. Os anos se passaram e os encantos desta paisagem atraíram cada vez mais pessoas, vilas e cidades foram nascendo, o numero de habitantes nunca parou de crescer. Hoje esse imenso volume de água é considerada a maior laguna e salina em estado permanente do planeta. Os encantos desta região dos lagos, atraem turistas de todo o mundo, alem das belezas naturais, a lagoa de Araruama oferece uma rica biodiversidade. Tanta beleza e diversidade, trouxe grandes problemas para a lagoa, com o crescimento da cidade veio a poluição o esgoto a ocupação irregular e o lixo. Hoje a qualidade da água e cada vez pior, a pesca fica cada vez mais difícil e as pessoas deixaram de frequentar as praias, a rica diversidade de peixes e aves esta cada vez mais ameaçada. Para afastar os perigos que cercam a lagoa de Araruama, é preciso a força de toda a comunidade, em 1999 foi criado o consorcio intermunicipal do lago são João, ele reuni ONGs, prefeituras, empresas, governo e comunidades na busca de soluções para recuperar a lagoa de Araruama. O consorcio trouxe especialistas, para estudar os estragos feitos pela poluição, o primeiro grande problema a ser combatido foi o despejo de toneladas de esgoto jogados na lagoa, por isso foi feita uma negociação. Pesquisadores da UFRJ indicam que a principal ação para aumentar a circulação de água na lagoa, e limpeza do canal de Itajuru, as passagens apertadas do canal estão sendo abertas. Todos concordam que a recuperação total destas águas, depende do envolvimento de toda a comunidade.

    ResponderExcluir
  25. marcelo de britto cruz n 19 fileira 3 situaçãode aprendizagem 2 lição 2
    vi a fronteira do brasil e da Rondônia através das cidades gêmeas guarajá-mirim e a cidade guayaramirim

    ResponderExcluir
  26. marcelo de britto cruz n:19 fileira:3 situação de aprendizagem 2 lição 3

    A cidade de tabatinga a cidade que faz fronteira com outras 2 cidades gêmeas.

    ResponderExcluir
  27. Nome: Bruna Fernanda da Silva
    Nº: 5
    Data: 15/02/2014
    Fileira: 1


    Situação de aprendizagem 2:

    2ª lição (relatório sobre os três vídeos).

    Garajá-mirim é a sede de um dos municípios mais importantes do Estado de Rondônia.
    Antes Guajará-Mirim era apenas uma indicação geográfica para delimitar os limites do território brasileiro em relação ao povoado de Guayaramerin na Bolívia.
    Muita gente vai a Guayaramerin apenas para fazer compras, por causa da oferta de eletroeletrônicos e outras coisas.
    A cidade de Gauyaramerin é pequena e tem os mesmos portes que Guajará-Mirim. A diferença é que em Guayaramerin o departamento investe na cidade, e em Guarajá-Mirin a cidade está perecendo. As praças estão más cuidadas, ruas sujas e com muita poeira.
    Em Gauyaramerin, o transporte que oferecem a os turistas são os triciclos, pois o centro comercial não é muito extenso. Mas também tem alguns táxis, para caminhos mais longos.

    ResponderExcluir
  28. Nome: Bruna Fernanda da Silva
    Nº: 5
    Data: 15/02/2014
    Fileira: 1

    Situação de aprendizagem 2

    3ª lição:

    Relatório sobre os três vídeos:

    Tabatinga é uma cidade que faz fronteira do Brasil com a Colônia por via terrestre, e com o Peru.
    Os principais pontos turísticos de Tabatinga é a Praça da Matriz, (que fica localizada bem no meio da cidade), e a igreja da Matriz.
    Outro lugar muito conhecido é o pôr-do-sol da câmara, um lugar onde são recebidos turistas do mundo inteiro, principalmente do Brasil e da Colônia.
    O parque Zoobotânico, é um dos parques mais conhecidos de Tabatinga.
    A região de fronteira entre Tabatinga e Letícia há uma média anual de dez mil turistas que chegam a essa cidade.

    ResponderExcluir
  29. Nome: Nuayla Fernanda dos Santos Modesto nº27 Série: 7º ano 2 data:20/02/2014
    Cidades-Gêmeas
    Cidades-gêmas são aquelas que em que o território do município faz limite com o país vizinho e sua sede se localiza no limite internacional, sua existência favorece o desejável processo de irrigação entre os países. Para entender bem sobre elas precisa ter noção de zona de fronteira, zona de fronteira é composta pelas "faixas territoriais" de cada lado do limite internacional, caracterizadas por interações que, embora internacionais, criam um meio geográfico próprio de fronteira, só perceptível na escala local/regional das interações transfronteiriças. Na escala local/regional, o meio geográfico que melhor caracteriza a zona de fronteira é aquele formado pelas cidades-gêmeas, estes adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira – seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura. A concentração de efeitos territoriais nas cidades-gêmeas (incluindo fatores de produção: terra, trabalho, capital e serviços públicos e privados) e a extensão desses efeitos para o interior de cada território nacional, tem implicações práticas para a atuação dos Estados em seus respectivos territórios. As simetrias e assimetrias entre cidades-gêmeas nem sempre decorrem de diferenças no nível de desenvolvimento dos países e sim de sua própria dinâmica e da função que exercem para os respectivos países. Em função de características físicas, estudos realizados pelo Ministério da Integração Nacional identificaram cinco tipos de interação transfronteiriça: 1) Margem; 2) Zona-tampão; 3) Frentes; 4) Capilar e 5) Sinapse. A Margem se caracteriza por um tipo de interação em que a população fronteiriça de cada lado do limite internacional mantém pouco contato entre si, Zona-tampão aplica-se às zonas estratégicas onde o Estado central restringe ou interdita o acesso à faixa e à zona de fronteira, no caso das interações fronteiriças, a “Frente” também designa outros tipos de dinâmicas espaciais. As interações do tipo Capilar podem ocorrer somente no nível local, como no caso das feiras, exemplo concreto de interação e integração fronteiriça espontânea. O modelo Sinapse refere-se à presença de alto grau de troca entre as populações fronteiriças apoiado pelos Estados contíguos. Não são muitas as cidades-gêmeas nos 15.719 quilômetros de fronteira do Brasil com os países vizinhos, nem existe correspondência entre o numero de cidades-gêmeas e a extensão da ilha de fronteira com cada país. O número reduzido de cidades-gêmeas reflete a situação de marginalidade da zona de fronteira em relação às principais correntes de povoamento da América do Sul, concentradas na orla Atlântica e nos altiplanos andinos.

    ResponderExcluir
  30. Nome: Nuayla Fernanda dos Santos Modesto nº27 Série: 7º ano 2 data:20/02/2014
    Cidades-Gêmeas
    Cidades-gêmas são aquelas que em que o território do município faz limite com o país vizinho e sua sede se localiza no limite internacional, sua existência favorece o desejável processo de irrigação entre os países. Para entender bem sobre elas precisa ter noção de zona de fronteira, zona de fronteira é composta pelas "faixas territoriais" de cada lado do limite internacional, caracterizadas por interações que, embora internacionais, criam um meio geográfico próprio de fronteira, só perceptível na escala local/regional das interações transfronteiriças. Na escala local/regional, o meio geográfico que melhor caracteriza a zona de fronteira é aquele formado pelas cidades-gêmeas, estes adensamentos populacionais cortados pela linha de fronteira – seja esta seca ou fluvial, articulada ou não por obra de infraestrutura. A concentração de efeitos territoriais nas cidades-gêmeas (incluindo fatores de produção: terra, trabalho, capital e serviços públicos e privados) e a extensão desses efeitos para o interior de cada território nacional, tem implicações práticas para a atuação dos Estados em seus respectivos territórios. As simetrias e assimetrias entre cidades-gêmeas nem sempre decorrem de diferenças no nível de desenvolvimento dos países e sim de sua própria dinâmica e da função que exercem para os respectivos países. Em função de características físicas, estudos realizados pelo Ministério da Integração Nacional identificaram cinco tipos de interação transfronteiriça: 1) Margem; 2) Zona-tampão; 3) Frentes; 4) Capilar e 5) Sinapse. A Margem se caracteriza por um tipo de interação em que a população fronteiriça de cada lado do limite internacional mantém pouco contato entre si, Zona-tampão aplica-se às zonas estratégicas onde o Estado central restringe ou interdita o acesso à faixa e à zona de fronteira, no caso das interações fronteiriças, a “Frente” também designa outros tipos de dinâmicas espaciais. As interações do tipo Capilar podem ocorrer somente no nível local, como no caso das feiras, exemplo concreto de interação e integração fronteiriça espontânea. O modelo Sinapse refere-se à presença de alto grau de troca entre as populações fronteiriças apoiado pelos Estados contíguos. Não são muitas as cidades-gêmeas nos 15.719 quilômetros de fronteira do Brasil com os países vizinhos, nem existe correspondência entre o numero de cidades-gêmeas e a extensão da ilha de fronteira com cada país. O número reduzido de cidades-gêmeas reflete a situação de marginalidade da zona de fronteira em relação às principais correntes de povoamento da América do Sul, concentradas na orla Atlântica e nos altiplanos andinos.

    ResponderExcluir
  31. Nome: Nuayla Fernanda dos Santos Modesto nº27 Série: 7º ano 2 data:20/02/2014
    2º lição VÍDEO 1,2 E 3:
    Guajará-Mirim tem sua estória recente intimamente ligada com a da capital Porto Velho, os dois municípios estão ligados pela madeira Mamoré a primeira mega obra da Amazônia, que teve seu ponto inicial em Porto Velho quando ainda era pertencente a província da Amazônia, seu ponto final é em Guajará-Mirim, quando ainda se chamava Esperidião Mar e pertencia a província do Mato Grosso. Guajará-Mirim tem sua área total de 24 856 Km² de extensão, a economia de Guajará é baseada no setor de serviços, a população aproximada do município e de 39 451 hab. Gujará-Mirim está a distancia da capital Porto Velho cerca de 320 Km, município está levado aproximadamente altitude de 128 m em relação ao nível do mar, o acesso a cidade da pra quem vem de Porto Velho ou Rio Branco pelas BR’s 364 e 425.
    Em frente a praça da Madeira Mamoré tem o rio Mamoré, o rio que é a fronteira natural entre as repúblicas do Brasil e da Bolívia. Passando pela praça vemos uma locomotiva que infelizmente está enferrujada, logo em frente tem os postos do ministério da saúde. Na Receita Federal do Brasil é que pega o barco para ir a Guajará-Mirim, quem vai para La tem que passar por um corredor aonde compra a passagem de 5,00 reais e quem ta indo da Bolívia tem que passar por baixo onde eles tem que passar no Posto da Receita Federal e declara o que eles estão trazendo, obedecendo aquele limite de compras.
    Atravessando o rio Mamoré chegamos a Guayaramerin, que geralmente faz frio e venta muito, a cidade está em construção enquanto em Guajará-Mirim as praças estão mal cuidadas, tem muitas poeira e poluição, em Guayaramerin também há mais eles logo arrumam um jeito de arrumar, as praças são muito bem cuidadas. As pessoas que moram em Guayaramerin, gostam de musicas e novelas brasileiras, para os visitantes eles oferecem triciclos para se locomover pela cidade, bastante populares pois o centro comercial não é muito extenso. A Bolívia está apertando o Brasil que tem que reagir

    ResponderExcluir
  32. Nome: Nuayla Fernanda dos Santos Modesto nº 27 série: 7º ano 2 data: 21/02/2014
    3ª lição VÍDEO 1,2 E 3 Tabatinga-Letícia:
    Tabatinga está localizada no estado do Amazônia, distante da capital Manaus a 1.105 Km em linha reta e 1.607 Km em linha fluvial, está cidade faz fronteira do Brasil com a Colômbia por via terrestre e com o Peru, seu limite faz com o curso natural do Rio Solimões, possui uma área de 3.239 mil Km² e uma população de 52.120 pessoas. O forte São Francisco Xavier de Tabatinga fundado em 1776, surgiu por sua posição estratégica propicia a defesa militar, porem só conquistou sua autonomia em 10 de dezembro de 1981 e em 1983 passou a figurar como município. Os principais pontos turísticos de Tabatinga é a praça da Matriz localizada no centro da cidade, outro lugar bem conhecido é o por do sol do bairro do Aquamara. Tabatinga localiza-se na maior floresta tropical do planeta, fazendo em que a cidade seja rica em espécies de animais como o pirarucu, boto cor de rosam macacos e entre outros animais exóticos.
    No Parque Zoobotânico de Tabatinga, atualmente tem cerca de 9 famílias de animais silvestres, entre eles tem os primatas, as serpentes, quelônios, cervídeos, felinos entre outros. Nesse zoológico tem várias espécies de macacos como o mico-leão-dourado que está em extinção, maço aranha da cara preta. O zoológico funciona de terça ao domingo, de terça as 10:00 ás 16:30 horas, no sábado e no domingo das 10:00 ás 18:00 horas, com o valor simbólico para a população do Brasileira paga o valor de 2,00 reais e os turistas o valor de 5,00 reais. No zoológico tem também 3 tipos de repteis que são os jacarés, o jacaretinga, o jacaré de papo amarelo e o jacaré Açu, também tem as sucuris uma fêmea e um macho, a fêmea é maior já deu 42 filhotes ela medi cerca de 4 metros e 60cm, o macho é sempre menor entre 3 metros e 80cm, e também tem os quatis, entre outros.
    Na região de fronteira entre Tabatinga e Letícia há uma media atual de 10.000 turistas que chegam a estas cidades, 15% são brasileiros 40% são visitantes da Colômbia e outro 45% estão divididos entre os visitantes do Peru dos Estados Unidos e a Europa. O que atrai mais os visitantes é o potencial biológico, a observação da natureza, as culturas nativas, os bosques e a tranquilidade que o Amazonas representa. Lá tem vários pontos turísticos, a reserva natural, Ilha dos Micos que se encontra vários tipos de macacos e o Porto Narinho um lugar muito bonito.



    ResponderExcluir
  33. Cidades - Gêmeas

    Uma cidade gêmea é aquela que faz limite com outra cidade, porem de outro pais (fronteira), desta forma podendo apresentar comércios em seus pais vizinho.
    A existência dessas cidades é fundamental no processo de integração entre os países, porem pode ser prejudicial através de contra - bandos de diversos tipos de produtos e ate prejudicial para o meio ambiente.
    Para que possamos entender o conceito de uma cidade - gêmea é necessário ter uma noção de zona de fronteira, pois ela é composta por limites territoriais de cada lado do limite internacional com seus meios próprios de fronteira. O que melhor caracteriza uma zona de fronteira é aquele meio geográfico formado pelas cidades gêmeas, pois as linhas de fronteiras podem ser terrestres ou fluviais.
    Geralmente o desenvolvimento das cidades gêmeas independem de seu pais ou forma simétrica, mas de sua própria dinâmica e função que desempenha para os países vizinhos.
    O Ministério de Integração Nacional identificou cinco tipos de interação transfronteiriças, são as seguintes:
    ⦁ Margem - caracteriza-se pelo pouco contato entre as populações fronteiriças, apenas pelo contato familiar ou trocas comerciais;
    ⦁ Zona-Tampão - é quando interdita-se o acesso da faixa e da zona de fronteira, criando assim alguns partes naturais, áreas de reservas, áreas protegidas como terras indígenas;
    ⦁ Frente - Caracteriza-se pelas frentes da população, como por exemplo: frente militar, frente cultural e até mesmo frente indígena;
    ⦁ Capilar - Ocorrem em níveis locais como feiras, este que é exemplo concreto de interação fronteiriça espontânea.
    ⦁ Sinapse - Essa interação é de alto grau de troca entre as populações fronteiriças sendo apoiado pelos Estados vizinhos.
    Apesar de grande extensão de 15.719 Km de fronteiras do Brasil com os países vizinhos, não existem muitas cidades gêmeas.
    Os estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul concentra-se o maior número de cidades gêmeas.
    Foz do Iguaçu que está localizada no estado do Paraná destaca-se como a maior cidade gêmea.
    Os três aspectos destacados na Geografia de cidade gêmea na fronteira brasileira:
    1 - Esta relacionada as linhas de comunicação terrestre e a existência de infraestrutura de articulação. Isso nem sempre garante a simetria urbana e o crescimento das cidades, muitas vezes reduzindo-se a simples povoados;
    2 - Refere-se as disposições geográficas dos municípios e seu tamanho urbano, que são dependentes da ação internacional dos governos;
    3 - Aspecto destacado na geografia das cidades gêmeas é a separação entre o tipo de interação que caracteriza cidade gêmea nela localizada e o tipo de interação predominante na linha de fronteira.

    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  34. Lição 2
    vídeo 1
    Guajará -Mirim é um dos mais importantes municípios do estado de Rondônia, Guajará-Mirim serviu de cenário para a ferrovia Madeira Mamoré e também possui a unica zona franca de Rondônia, área de livre comercio de Guajará-Mirim.
    Até o seculo XIX Guajará era apenas um ponto geográfico para indicar os limites dos territórios brasileiros em relação ao povoado de Guayaramirim na Bolívia, ate então os brasileiros eram chamados de Esperidião Marques, só depois passou a ser chamado de Guajará- Mirim.
    Os municípios de Guajará-Mirim e Porto Velho estão ligados pela Madeira Mamoré obra da Amazônia.
    Portanto a ferrovia que ligou e ligara para sempre esta desativada, mas a população ainda tem expectativa de sua ativação.
    Essa ferrovia custou muito caro tanto em dinheiro como em vidas.
    Em 1943 Guajará - Mirim e Porto Velho eram os únicos municípios do então criado território federal Mamoré pois Guajará só teve confirmação definitiva como parte integrante do recém território assinado em 31/05/1944.
    Os rios Bene e Mamoré se encontram, formando o Rio Madeira na Serra dos Parecis.
    O Rio Mamoré possui inúmeras corredeiras, este é um dos principais rios da bacia do Madeira. Nesta região acontece um fenômeno conhecido como ENCONTRO DAS ÁGUAS, ou seja, onde as águas barrentas do Rio Mamoré se encontra com as águas cristalinas do Rio Bagas Novos de forma que não se misturam.
    Durante seu percurso o Rio Mamoré é a fronteira natural das republicas do Brasil e da Bolívia.


    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° ano 2

    ResponderExcluir
  35. Lição 2
    Vídeo 2

    No município de Guajará - Mirim, o rio Mamoré é a fronteira natural entre as republicas do Brasil e da Bolívia.
    Logo na entrada da Receita tem avisos de multas, por que muita gente vai ate Guayaramirim na Bolívia para fazer compras de eletro - eletrônicos.
    A Receita Federativa dividiu o local de uma certa maneira, em corredores. Quando você vai de Guajará - Mirim para a Bolívia você pega um pequeno corredor ate o local onde você compra uma passagem no valor de R$ 5,00. Quem vem da Bolívia pega um segundo corredor ate o posto da Receita e declara o que esta trazendo, obedecendo sempre o limite de compras.


    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  36. Lição 2
    Vídeo 3

    Guayaramim na Bolívia possui um centro comercial muito bom e bem conhecido, cidade pequena e ainda em construção, bem cuidada e bem administrada. Já em relação a Guajará - Mirim, atualmente esta mal cuidada e com praças abandonadas.
    Seu centro comercial totaliza aproximadamente seis quadras, cidade muita fria, porem com dia ensolarado.
    Atualmente há comentários que o presidente da Bolívia Evo Morales, esta querendo nacionalizar os carros roubados que chegam na Bolívia, é tamanho absurdo legalizar carros roubados no Brasil como se fossem de seu pais.
    Também possui um "Consulado Brasileiro" no centro comercial de Guayaramirim, a cidade se destaca com praças e ruas muito amplas.

    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  37. Lição 3
    Parte 1
    Tabatinga no Amazonas, região do alto Solimões, cidade que faz parte da tríplice fronteira entre Brasil, Columbia e Peru.
    É conhecida por princesinha do alto Solimões, Tabatinga está localizada à 1.105 Km em linha reta e 1.607 Km em linhas fluviais da capital Manaus, em vias terrestres faz fronteira com a Colômbia e Peru.
    Com população 52.120 pessoas, sua história está vinculada tanto em expansão aos domínios da Coroa Portuguesa, quanto a delimitação de fronteira entre os três países.
    Conquistou sua autonomia em 10/12/1981, em 1983 passou a ser um município. Seu principal ponto turístico são as praças e a Igreja da Matriz.
    Outro ponto conhecido em Tabatinga é o pôr do sol do bairro de Comara, que recebe turistas do mundo inteiro.


    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  38. Lição 3 - Parte 2

    No parque Zoo Botânico do Exército em Tabatinga (AM), possui espécies em extinção e espécies exóticas variadas, como boto, macacos e micos, serpentes, onças pintadas, etc.
    No parque é cobrado uma tarifa irrisória para a manutenção do parque e a compra de rações, alimentação balanceada e medicamentos.
    No parque procura-se manter o habitat mais natural possível para os animais, para mantê-los saudáveis e bem cuidados.


    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  39. Lição 3
    Parte 3
    Desta vez vamos visitar a cidade de Letícia na Colômbia, ou seja, esta na fronteira, de um lado a cidade de Tabatinga, Brasil e do outro Letícia.
    Estima - se que possam pela fronteira um total de 10.000 turistas anual, destes 15% brasileiro, 40% de Colômbia e 45% Peru, Estados Unidos e Europa.
    A cidade se destaca pela sua rica natureza, culturas nativas, culturas ribeirinhas, bosques e a tranquilidade da Amazônia local.
    Os locais que se destacam são a reserva natural, Porto Nariño, Ilha dos micos, mundo Amazônico, etc, para conhecer melhor as etnias da cidade de Letícia; e também passeios de barcos pelo dia todo ou algumas horas.
    Em suas reservas naturais muitos dos animais ficaram soltos em sua natureza exuberante.

    Julia Audrey Possatti - N° 13
    F. 2 - 7° Ano 2

    ResponderExcluir
  40. NOME: Eduarda Alves de lima
    N° 6 SÉRIE: 7°ANO2
    FILEIRA: 1
    LIÇÃO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    Cidades gêmeas são aquelas cidades que se localizam uma próxima a outra, ou seja, que são divididas por um limite de um país (fronteira) elas também pode ser identificado por pontos iguais e ruas ou rios que as interligam. Cidades gêmeas também são entradas e saídas de mercadorias (legais e ilegais).
    Fronteira é a onde um país faz limite um com o outro como Brasil e a Bolívia.
    O acesso a uma cidade gêmea dar-se pelo transporte fluvial (navegando), aéreo (avião) ou terrestre (por terra) depende de sua localização.
    Estudos feitos mostram cinco tipos de interação transfoteriça: margem, zona tampão, frentes, capilar e sinapse.
    Reconhece a margem por ter sua divisa com difícil acesso fazendo a população, se comunicarem menos e impede trocas de produtos.
    Zona tampão o estado central elabora um parque ou uma zona protegida que impede o país que faz fronteira para a proteção do país.
    Frente pode ter qualquer coisa desde uma base militar a uma cidadezinha.
    As interações do tipo capilar ocorrem por meio de trocas entre vizinhos na há intervenção do estado.
    O modelo sinapse é o modelo que as cidades gêmeas ou transfoteriça fazem muitas trocas de produtos (legais e ilegais).
    CIDADES GEMEAS DO BRASIL COM OUTROS PAISES
    Não há muitas cidades gêmeas nos 15.719 km de fronteira do Brasil não a um numero exato de cidades.
    A maior concentração de cidades gêmeas esta localizada em mato grosso do sul e rio grande do sul (que tem como fronteiras Paraguai, argentina e Uruguai).
    As principais correntes de povoamento da America do Sul um reduzido numero de gidades-gemeas tem-se um maior índice de marginalidade sendo assim a localização geográfica se influencia por diversos fatores, eixos de circulação terrestre, fixação de obstáculos físicos e a historia econômica territoriais.

    ResponderExcluir
  41. NOME: Eduarda Alves de lima
    N° 6 SÉRIE: 7°ANO2
    FILEIRA: 1
    LIÇÃO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    LIÇÃO 2 vídeos
    VIDEO 1: A varias igrejas em Guajará Mirim uma delas demorou 15 anos para ser completamente construída.
    Guajará Mirim é cidade de livre comércio de Rondônia. Anos atrás só existiam duas cidades em Rondônia que era Porto Velho e Guajará Mirim depois de alguns anos as cidades foram se multiplicando.
    Em Guajará Mirim há varias antenas desativadas que é possível subir até seu topo e ver a paisagem exuberante da Amazônia de lá também é possível ver o rio Mamoré a sentido Norte onde se encontra co o rio Beni e juntos transformam no rio Madeira. (o rio Mamoré é a fronteira natural do Brasil para Bolívia ou da Bolívia para o Brasil).
    Em 1957 este município fixo o nome como Guajará Mirim.

    ResponderExcluir
  42. NOME: Eduarda Alves de lima
    N° 6 SÉRIE: 7°ANO2
    FILEIRA: 1
    LIÇÃO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    LIÇÃO 2 vídeos
    VIDEO 2: Há uma estação ferroviária em Mamoré e logo em sua frente é possível ver a fronteira de Guajará Mirim e Guayaramerin o rio Mamoré as separam, sendo assim cidades gêmeas.

    ResponderExcluir
  43. NOME: Eduarda Alves de lima
    N° 6 SÉRIE: 7°ANO2
    FILEIRA: 1
    LIÇÃO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    LIÇÃO 2 vídeos
    VIDEO 3: Quando se desembarca na Bolívia em Guayaramerin você já se encontra no centro da cidade as pessoas brasileiras costumam ir para este país para comprar eletroeletrônicos, pois lá é mais barato.
    Aqui no Brasil Guajará Mirim é muito mais pobre, pois o governo não investe nesses detalhes que para eles são pequenos mais para os moradores de lá são fundamentais.
    Estas cidades são entradas e saídas de mercadorias legais e ilegais como, por exemplo, veículos roubados.

    ResponderExcluir
  44. NOME: Eduarda Alves de lima
    N° 6 SÉRIE: 7°ANO2
    FILEIRA: 1
    LIÇÃO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 2
    LIÇÃO 2 vídeos
    ULTIMO VIDEO
    Tabatinga e uma das cidades da Amazônia. Tabatinga fica muito longe da sua capital seu país vizinho é a Colômbia.
    Um dos pontos turísticos mais famosos de Tabatinga é a Praça da Matriz onde esta localizada a principal catedral a Igreja da Matriz.
    Tabatinga tem a maior floresta tropical do planeta conservando varias espécies de animais que estão em extinção. Bom é também conhecido como parque que chamasse Zobotanico que pertence ao exercito brasileiro.
    Nesse parque há nove espécies silvestres de animais e algumas dela estão em extinção uma delas é o macaco de cara vermelho. Há muitos outros animais nesse parque como jacarés, cobras, onças pintadas, macacos aranhas, etc.
    Este tenta fazer que a jaula do animal pareça o Maximo possível seu habitat natural.
    Tabatinga tem com cidade gêmea Letícia que se localiza na Colômbia. Essas cidades gêmeas recebem muitos turistas e a maioria deles vem para obcerva à ilha dos macacos que tem em Letícia.
    É possível ir por via terrestre da Colômbia (Letícia) até o Brasil (tabatinga).
    Estas cidades gêmeas recebem turistas dos Estados Unidos, do Peru, da Europa, da Colômbia e do Brasil. Ao todo têm em media 10.000 turistas.

    ResponderExcluir
  45. Publicações das situações de aprendizagem 1 e 2 expiradas! Aguardem as próximas lições!

    ResponderExcluir
  46. Nome: Eric Valério da silva Nº 8 Serie 7º ano 4 Data: 10/02/13

    Relatório da 2ª lição do blog!
    2º vídeo
    Situação de aprendizagem 2

    ''Eu conversei com o professor pelo facebook e ele viu a minha situação e deixou-me enviar!''

    O vídeo trata da embarcação ou o transporte da Bolívia até Guajará-mirim.
    O documentarista afirma que a estação ferroviária de Guajará-mirim esta sendo reformada. O transporte de Guajará-mirim é pago R$ 5,00 e quem vem da Bolívia não pode gastar muito nos eletros domésticos só até o valor permitido.

    ResponderExcluir

Escreva sua resposta ou comentário!Logo após a verificação e avaliação do mesmo, eu publicarei assim que for possível.